segunda-feira, 25 de maio de 2009

Retinóides tópicos no Rejuvenescimento

Os retinoídes são derivados da vitamina A que são estudados há mais de 30 anos para o tratamento de doenças cutâneas. O primeiro estudo foi realizado em 1983 pelo professor Alejandro Cordero, provando que o ácido retinóico (também conecido como tretinoína) é capaz de melhor a pele envelhecida pelo sol. Até hoje os retinóides tópicos são considerados gold standard ( padrão ouro, ou seja, os melhores) para o tratamento do envelhecimento e não superam os outros procedimentos , como toxina botulínica, preenchimentos nem cirurgia plástica, quando falamos de tratamento da pele por si só. O professor ficou muito famoso na época e até a década de 90 tinha fila de espera para os dermatologistas do mundo todo estagiarem em seu serviço na Argentina. Depois vieram mais estudos , principalmente por Kligman, que primeiro estudou a associação de ácido retinóico com hidroquinona e dexametasona para o tratamento de manchas no rosto chamadas de melasma.
Os retinóides podem ser divididos como drogas e precisam de receita médica (tretinoína, isotretinoína, adapaleno e tazaroteno) e cosmecêuticos ( cosméticos medicinalmente ativos), como retinol, retinaldeído, retinil -acetato e retinil -palmitato. No nosso país os medicamentos costumam ser bem mais baratos que os cosmecêuticos.
Há mais de 10 anos atrás não era fácil usar o ácido retinóico devido aos seus efeitos de peeling, irritação e vermelhidão. Mas hoje em dia já existem veículos mais hidratantes e com mecanismos especiais que liberam o remédio lentamente, diminuindo a irritação. Mesmo assim deve-se evitar o sol diretamente na pele porque os rais UVs diminuem a exposição na pele de receptores para retinóides além de aumentar a irritação e piorar o envelhecimento. Sempre usar filtro solar.Pacientes grávidas e amamentando devem suspender temporariamente o seu uso.Pacientes com rosácea e pele sensível não devem usar nenhum dos retinóides "drogas'. A alternativa para estes casos são o retinaldeído que se se mostrou bastante eficaz e o retinol que é mais light.
A isotretinoína oral (nome comercial mais conhecido : Roaccutane ou no Brasil Roacutan ) começou a ser estudada para o tratamento do envelhecimento, porém ainda falta muito para se provar sua segurança , principalmente estudos comparando com a tretinoína tópica. Sua segurança também é questionada, devido à possibilidade de aumento do colestrol. Como o público alvo não é mais adolescente e pacientes jovens ( Roacutan é indicado para tratamento de acne de difícil controle e em graus III para cima), temos que ter muita segurança em relação a este produto. Este uso ainda está em estudo, não foi aprovado e o médico que precreve e o paciente tem que saber que é OFF LABEL, ou seja, não está na bula e , portanto, o laboratório nem a ANVISA nem o Ministério da Saúde aprovam para este uso.Consulte sempre um dermatologista associado da SBD e que esteja no site www.sbd.org.br

6 comentários:

Anônimo disse...

ola Doutora.
estou amamentando, então nao posso usar um creme a base retinodeido, por exemplo o eluage da avene? ou o ystheal tambem da avene?
Ou somente o acido retinoico não pode ser usado?
obrigada pela ajuda

Leandra Metsavaht disse...

Oi, Márcia!
Teoricamente, nenhum retinóide deve ser usado, nem retinaldeído, pois ele é um precursor do ácido retinóidco. Não é para te assustar...Não há comprovação em seres humanos , por motivos óbvios. É só por precaução, principalmente em grávidas.

Anônimo disse...

Muito obrigada pela resposta.
Vou aguardar até não amamentar mais.

Unknown disse...

ola Doutora.
estou amamentando, então nao posso usar um creme a base de retinaldeído , por exemplo o diacneal da avéne? Ou somente o acido retinoico não pode ser usado?
obrigada pela ajuda

Unknown disse...

ola Doutora.
estou amamentando, então nao posso usar um creme a base de retinaldeído , por exemplo o diacneal da avéne? Ou somente o acido retinoico não pode ser usado?estou usando esse por ter muitas cicatrizes do acne, existe outro mais indicado?
obrigada pela ajuda

Tatinha disse...

Olá! Tenho 38 anos. Minha pele é boa, pois uso filtro solar todos os dias desde adolescente.
No entanto, como não poderia deixar de ser...rs... algumas ruguinhas ao redor dos olhos, bem como "bolsinhas" tem me incomodado bastante. Gostaria de saber qual o mais indicado para o meu caso: o Ystheal ou Eluage da Avene? Qual a diferença entre os dois?
Muito obrigada!!! Tatiana